sexta-feira, 15 de junho de 2007

Fora às tropas brasileiras do Haiti

Ocupação militar completa 3 anos



Desde 1 de junho de 2004, o Haiti está sob a ocupação militar de tropas da ONU, encabeçadas pelo exército brasileiro. Longe de cumprir um papel humanitário, a presença das tropas de ocupação da ONU é a expressão da dominação imperialista que sofrem os povos da América Latina.
Os três anos de ocupação militar no Haiti representam uma intervenção que fere a soberania do seu povo. O imperialismo quer explorar ainda mais o país e transformá-lo numa base de exportação dos produtos das grandes empresas multinacionais.
A movimentação do exército brasileiro para invadir o Haiti é a maior desde a segunda guerra mundial. São 1200 efetivos entre soldados e fuzileiros navais, que junto com tropas do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, mantêm o território haitiano ocupado.
Diante de tudo isso, os trabalhadores e o povo haitiano estão resistindo contra a presença das tropas. Este ano realizaram uma manifestação com milhares de pessoas, na capital Porto Príncipe, pela retirada imediata das tropas da ONU do país.
Para se somar a essa mobilização, a Conlutas enviará no dia 26 de junho uma delegação de ativistas e entidades que visitará o Haiti, para prestar solidariedade aos trabalhadores haitianos e aumentar a pressão pela retirada das tropas brasileiras.A juventude e os trabalhadores brasileiros tem que entrar nessa luta!
- Que Lula retire imediatamente as tropas brasileiras do Haiti
- Todo apoio a luta do povo haitiano por sua autodeterminação.

Nenhum comentário: